Blog

Polo Astronômico de Itaipu

Os anos 60 foram marcados por um período de grande expansão no Brasil, devido a chegada de grandes fabricas e muitos imigrantes de diversos países. Essa expansão veio junto com a necessidade de mais energia.

Em vista disso, começou-se um projeto no Brasil de criação de usinas hidroelétricas, que não só supriria a necessidade, mas o faria de forma limpa e sustentável. Após anos de pesquisa, os engenheiros definiram que a melhor área para sustentar tal construção seria na Zona Iguaçu, no Rio Paraná. Visto que este rio era dividido por dois países, os custos do projeto foi inteiramente dividido pelo Brasil e Paraguai.

A Hidroelétrica Itaipu foi por muitos anos considerada a maior hidroelétrica já construída no mundo. Hoje, 20 turbinas geram energia limpa todos os dias. O recorde de produção de energia foi alcançado em 2000, gerando 93,4 bilhões de kilowatt por hora. Mas essa incrível construção não é apenas uma ferramenta de produção de energia? a incrível obra da engenharia humana também é uma renomada atração turística tanto no Brasil como no Paraguai.

A visita turística permite que os visitantes possam ter uma vista panorâmica da usina por meio do observatório central. A visita pode ser feita no ônibus da própria usina. Permitese também aos visitantes que façam outros passeios mais extensos pela usina, mas os preços devem ser consultados previamente. Assim, a Usina Binacional Itaipu é uma excelente opção de passeio para quem gosta de observar as maravilhas da engenharia moderna.